quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Campanha mobiliza sociedade para ações conjuntas de controle da dengue

Brasília – A dengue é uma doença viral causada pelo mosquito Aedes Aegypti, e no Brasil sua incidência acontece na estação do verão, devido à aglomeração de criadouros artificiais resultantes da ação do homem - lajes de prédios, calhas, lixo e objetos que acumulam água dentro de casa.

Este ano, segundo dados do Ministério da Saúde, 24 cidades de sete estados apresentam risco de surto da dengue. São elas:

Acre: Epitaciolândia e Rio Branco;
Amazonas: Humaitá;
Rondônia: Porto Velho;
Minas Gerais: Caetanópolis, Santa Cruz de Minas e Governador Valadares;
Bahia: Ilhéus, Itabuna, Simões Filho;
Pernambuco: Ouricuri, Araripina, Floresta, Serra Talhada, Afogados de Ingazeira, Santa Cruz do Capibaribe, Pesqueira, Bezerros, Camaragibe e Timbaúba;
Rio Grande do Norte: Caicó, São Miguel, Mossoró e Ceará-Mirim.

Nesse cenário, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde em parceria com os Ministérios da Justiça, Defesa, Meio Ambiente, Cidades, Educação, Trabalho e Emprego, Previdência, Casa Civil e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, desenvolveu campanha de combate ao mosquito.

A campanha trabalha com peças publicitárias, e apresenta como carro-chefe o vídeo “Mobilização Geral 2011”, onde divulgará pela TV o cotidiano de brasileiros residentes em vários estados. Ela mostra ainda como eliminar focos do mosquito nas comunidades.

O objetivo é reforçar a mobilização da sociedade para a realização de ações conjuntas de controle da dengue, principalmente no combate ao mosquito transmissor. As peças mantêm o selo da campanha nacional: “Dengue. Se você agir, podemos evitar”; e fazem a convocação: “Cuide da sua casa. Fale com seus vizinhos. Converse com a prefeitura”.

Com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário