sexta-feira, 5 de março de 2010

Abastecimento da OPERAÇÃO PIPA começa a se normalizar

Sílvia Miranda especial para o Diário de Natal e Jailma Simone // jailmasimone.pb@dabr.com.br

O tenente coronel Moreno, do Exército, responsável pelo Programa Operação Pipa no Rio Grande do Norte, anunciou que a verba para reativar a operação foi liberada para os 50 municípios do estado, prejudicados com a interrupção do programa por falta de recursos do Ministério da Integração Nacional. Segundo ele, as atividades de reabastecimento para as 100.550 pessoas que necessitam de carros-pipa, voltaram a operar em todo o estado na manhã de ontem.


Localidades em 50 municípios do Rio Grande do Norte foram prejudicadas pela interrupção no fornecimento.
"Recebemos os recursos na quarta-feira (03) e ativamos a operação de imediato. Iremos iniciar uma fiscalização na segunda-feira (08) em todos os 50 municípios para avaliar a situação dos municípios. Estamos dando esse tempo para que todos eles possam normalizar seus abastecimentos", explica. A demora na prestação de contas do exercício 2009 feita pelo Exército Brasileiro e a ampliação de uma média de 400 municípios para cerca de 600 atendidos este ano pela operação foram os principais fatores para a suspensão do serviço nas cidades do Nordeste, segundo o Ministério da Integração Regional. A previsão é que a situação dos 93 municípios afetados pela medida seja normalizada pelo menos até o dia 10.

O montante de R$ 23 milhões para atender todos as cidades com o abastecimento d'água feito pelo Exército já foi liberado pelo governo federal. Os municípios que ainda não se cadastraram devem procurar a instituição militar para pleitear o fornecimento d'água através dos carros-pipa A Assessoria de Comunicação do Ministério da Integração informou já ter sido efetuado o repasse de R$ 23 milhões para o Ministério da Defesa. A transferência teria ocorrido na terça-feira, dia 2.


O secretário de agricultura de Touros, José Santiago, adota medidas de urgência Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A reportagem ouviu ontem o coordenador de defesa civil do município de Apodi, Marcílio Souza, que havia anunciado a paralisação do programa no início da semana, e ele confirmou a chegada dos carros-pipa às comunidades. "Nós ficamos aliviados porque não possuímos recursos para abastecer as cerca de 97 comunidades beneficiadas pelo programa no município. A gente espera que o programa seja mantido porque a população não pode deixar de beber água por mais de 4/5 dias. Não é apenas uma questão de assistêncialismo, mas de reconhecimento humano", avalia.

Drama

A reportagem também entrou em contato com a prefeitura de Touros, cuja situação de calamidade em que vivem os moradores do Assentamento Canudos foi revelada na edição de ontem do Diário de Natal. Até o início da tarde de ontem, a Secretaria de Agricultura do município informou, por meio do agrônomo Fernando Luiz Figueiredo, que não havia recebido nenhum comunicado oficial do exército falando sobre a retomada dos abastecimentos para as 4,2 mil pessoas que estão sem água em Touros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário